A História de maneira democrática e ao alcance de todos

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Por que 15 de outubro é o dia do professor?


Hoje é 15 de outubro, data essa que se comemora o dia do professor, umas das profissões mais nobres e admirada por todos. Porém, ainda enfrenta um grande tabu, principalmente na sociedade brasileira, que desvaloriza muito essa profissão que é essencial na vida de toda uma sociedade. Apesar de ser responsável pela formação de qualquer profissional, seja da saúde, da segurança, da tecnologia ou seja lá qual for, a mesma enfrenta grandes dificuldades no seu campo de atuação, pois os salários são precários, o ambiente é desagradável, o desrespeito é grande e sem contar na superlotação das salas de aulas, o que dificulta o aprendizado do aluno e o ensino do professor.

Mas quando surgiu essa data especial? E quem foram os responsáveis por ela?
Essa origem se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o ensino elementar no país, onde em todas as cidades, vilas e vilarejos teriam que ter escolas de primeiras letras. Esse decreto incluía várias coisas, como o salário do professor, matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até quais professores deveriam ser contratados. Para época, isso seria algo revolucionário e inovador... claro, se tivesse acontecido. Mas o decreto proposto por D. Pedro só entrou em vigor em 1947, depois de 120 anos. Toda uma geração morreu iludida com o tal decreto que só saiu do papel mais de um século depois.
Enfim, voltando a comemoração do dia do professor, ela só aconteceu realmente em São Paulo, em uma pequena escola na rua augusta. Tudo aconteceu por causa da rotina corrida do mês de outubro, onde os professores só tinham 10 dias de férias durante todo o período, foi ai que um grupo de professores resolveram criar um dia de parada para evitar a exaustão. O professor Salomão Becker sugeriu que o mesmo se desse no dia 15 de outubro, data essa que na sua cidade natal os alunos traziam doces para fazerem uma pequena confraternização. A ideia foi criada e logo seria lançada em todo país.

A celebração foi um sucesso, e logo se espalhou por todo o estado e depois pelo país inteiro. Foi oficializado nacionalmente em 14 de outubro de 1963 como feriado nacional e o objetivo do feriado era comemorar condignamente o dia do professor, enaltecendo a função do mestre na sociedade brasileira, onde teriam que participar alunos e famílias.

Fontes:  Brasil Escola    /    Portal da família

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para fãs do esporte @newgenerationoficial