A História de maneira democrática e ao alcance de todos

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Crise hídrica no país com maior potência hídrica do mundo?


É de conhecimento de todos, que o Brasil vive hoje uma das maiores crises hídrica desde 1930. O caus se instala nos estados, pois a água é o principal meio de sobrevivência do ser humano. Vivemos na maior potência hídrica do mundo e estamos passando por essa situação, cerca de 30% da água de todo o globo está situada no nosso país, quais os motivos de algo assim estar acontecendo? A falta de chuva e o desperdício são os principais responsáveis pela atual situação. Vale ressaltar que, além de ser essencial para uma vida saudável, ainda é a principal geradora de energia elétrica através das hidrelétricas. Como o país da água vai viver sem água?

Será que podemos culpar só a falta de chuva? Será que a culpa é da natureza? Devemos pensar mais em nossas atitudes... de muitas vezes querer jogar a culpa em alguém/algo, quando na verdade a culpa pode ser nossa ou daquelas pessoas que vivem ao nosso redor. Se presenciamos alguém jogando lixos nas ruas, nada é dito e nada é feito. Quando vemos os banhistas sujando as praias, nada é dito e nada é feito. Mas a culpa é só deles? Não necessariamente, até porque podemos colocar a culpa na secretaria de meio ambiente que não disponibiliza lixeiras especiais em cada canto do país... e se não tem lixeira... joga no chão porque é mais fácil, e ainda dão mais justificativas ridículas. "Vamos dar trabalho ao gari, pois essa é a função deles". diz alguns. Ao invés de dar trabalho ao gari, vocês podiam aproveitar a ocasião morrendo e dando trabalho ao coveiro, já que é tão bom "dar trabalho". Isso é muito comum no país do comodismo, do comodismo político, do comodismo social e religioso. Todos são acomodados!

As regiões mais atingidas são justo aquelas que estão concentradas as maiores quantidades de pessoas (Sudeste e Nordeste). As menos atingidas são aquelas que estão concentrados menos de 5% da população (Bacia amazônica), ou seja, muita água para pouca pessoa e pouca água para muita pessoa, isso é muito comum no mundo capitalista. Mas isso é uma questão mais geográfica do que provocada pelos humanos. Mas será questão de tempo até que tudo isso se torne um problema nosso, e essa consequências irão se sentidas pelos nossos netos (talvez até filhos), pois se existe o hoje, o amanhã... fica para amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para fãs do esporte @newgenerationoficial