A História de maneira democrática e ao alcance de todos

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Invenção da escrita - Inventou-se a escrita... mas criou-se os analfabetos

Antigo modelo de escrita.

A escrita surgiu mais ou menos assim:

Por volta de 4000 a. C., alguns homens sentiram a necessidade de controlar melhor os seus bens e começaram a fazer pequenos registros em placas de barros. No começo, desenhavam animais e casas e colocavam ao lado, traços indicando a quantidade que havia. Em seguida, foram registrados outras coisas, como informações sobre reis e deuses. Também perceberam que podiam utilizar as placas para lembrar de suas histórias de vida.

Aos poucos, os desenhos de animais foram dando formas a letras e palavras como nós a conhecemos hoje. Ao usar esses novos símbolos no seu dia-a-dia, o ser humano inventou a escrita. Com a escrita, os homens antigos puderam se organizar melhor, formando sociedades mais complexas. De fato, a escrita foi uma verdadeira revolução!

Você talvez já conheça essa história. Mas uma coisa pouco se conta nos livros: é que a invenção da escrita também criou os analfabetos. É isso mesmo! Só poucas pessoas sabiam ler e escrever entre os povos antigos. A escrita tornou-se um privilégio de poucos porque foi se percebendo que saber ler e escrever poderia trazer mais poder para uma minoria. Surgiu com tudo isso uma divisão social entre o trabalho intelectual (daqueles que dirigiam e mandavam na sociedade) e o trabalho manual (das maiorias que trabalhavam na plantação, no artesanato ou na criação de animais). Nesse processo, a maioria de analfabetos teve menos oportunidades para melhorar suas vidas.

Essa situação durou muito tempo. Por quase toda a história a maioria das pessoas não sabia ler ou escrever. Uma realidade que ainda existe, principalmente nos países mais pobres, onde não possuem condições para arcar com uma boa educação para seus "cidadãos".
Pense no que significa isso. Muitos ainda convivem com analfabetos e sabem como é duro não poder escrever uma carta, assinar um recibo ou ler um jornal. Tente se colocar no lugar deles. Pense em você, caso não soubesse ler e vesse esse texto e não conseguisse saber do que ele se trata.

O ANALFABETISMO É PROBLEMA "GRAVE", PRINCIPALMENTE PARA O "POBRE".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para fãs do esporte @newgenerationoficial