A História de maneira democrática e ao alcance de todos

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Arqueólogos dizem ter encontrado cidade bíblica Sodoma

Imagem - Reprodução/Ancient Origins

A Escavação acontecia na região do monte Tall el-Hammam, na Jordânia. Foram 12 anos de procuras, até que finalmente arqueólogos afirmam ter encontrado o que procuravam - a mítica cidade bíblica de Sodoma. Um lembrete para quem não se lembra ou para os desinformados: Sodoma era uma cidade, que de acordo com a Bíblia, foi devastada pela ira de Deus por causa de suas práticas pecaminosas, eis aí a origem do nome "Sodomia". A busca estava sendo organizadas pela equipe de pesquisadores da Universidade de Trinity Southwest, do novo México, e liderado pelo arqueólogo Steven Collins.

O local foi selecionado por ser a maior de toda a região sul do vale do Rio Jordão, que eram até dez vezes as cidades-estados que ficavam nos arredores.
"Cheguei a conclusão de que, se alguém quisesse achar Sodoma, deveria procurar pela maior cidade que existia naquela área durante a Idade do Bronze, no tempo de Abraão". Disse o arqueólogo. Ele explica que os mapas daquela época não eram tão eficazes.

Imagem - Reprodução Ancient Orígíns 

Era uma localização privilegiada, pois proporcionava fácil acesso para água, tanto pelo Rio Jordão, como pelo Mar Morto. A proximidade de importantes rotas comerciais explica como a cidade prosperou durante os  anos de 3500 a 1450 antes de Cristo. Mas, de uma maneira misteriosa, a cidade foi completamente evacuada e permaneceu desolada por 700 anos até ser repovoada novamente. Se tudo isso aconteceu por causa da "ira de deus", isso ninguém sabe.

Os objetos encontrados naquele sítio arqueológico foram comparados com os encontrados em ruínas ao redor, que datam da mesma época e foi com isso que não se teve dúvidas que se tratava da lendária cidade bíblica.

A cidade impressiona por suas dimensões. Na antiguidade a cidade era dividida em dois distritos principais e ostentavam muros gigantes de 5 a 10 metros de altura e 7 metros de grossura. A construção exigiu milhões de tijolos e um trabalho árduo dos operários da época. A defesa de Sodoma era impressionante e contava com construções sofisticadas. O objetivo geral dessa defesa era proteger a casa dos cidadãos mais abastados e o palácio do rei, pois como descritos na bíblia, eram providos de muito luxo.

Fonte: Ancient Origins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para fãs do esporte @newgenerationoficial