![]() |
| Imagem da Web - somente ilustrativo |
A leitura é muito importante para o estudo do que você imagina, pois é através da leitura que os conteúdos da matéria são adquiridos. Existe uma certa aproximação entre a leitura e o ato de decifrar códigos, sinais e símbolos. A leitura é, sob um certo prisma, a decodificação de símbolos gráficos, na verdade, a complexidade da leitura abarca outras competências, indo muito além da simples interpretação dos símbolos gráficos. Uma das formas de aquisição do conhecimento formal (aquele que é adquirido nas instituições de ensino) se realiza através da leitura, pois ao decodificar e interpretar sinais gráficos e códigos, o individuo passa a adquirir o conhecimento contido ali e este fará parte de sua bagagem cultural pessoal e de sua formação enquanto individuo. Para tanto, é necessário que haja maturidade para a compreensão do material lido. Mostraremos a seguir, as etapas que vocês podem seguir para melhorar seus estudos e leitura.
AS 5 ETAPAS DA LEITURA
No primeiro nível não existe muita experiência por parte do leitor, pois este se encontra no período de alfabetização, é necessário tempo até que ele tenha conhecimento sobre os códigos, a gramática e a semântica, além disso é necessário dominar a língua.
No segundo nível se opera um tipo de leitura ocasional que se faz quando é necessário saber sobre qual assunto e de que forma é tratado esse assunto em determinado tipo de material, como nas bibliotecas (fase da seleção do material a ser estudado) e nas livrarias, seria uma leitura de tipo inspecional, o que poderia se chamar de pré-leitura.
No terceiro nível se realiza efetivamente a leitura, ou seja, depois que se analisou o livro anteriormente na pré-leitura, a fruição se concretizará nessa etapa, após a leitura é importante conseguir resumir o assunto do livro em poucas linhas. Nessa etapa ocorre a memorização através da criação de imagens para o conteúdo lido, que passará a aprendido.
No quarto nível de leitura ocorre o controle, nessa etapa as dúvidas serão solucionadas com a ajuda de dicionarios e glossários. O que ocorre, algumas vezes também, é os termos desconhecidos são explicitados no decorrer do texto. As dúvidas persistem e impulsionados por um mecanismo psicológico iremos impreterivelmente obter as respostas. Neste momento, caso necessário, marcações no texto, sublinhar trechos importantes e outras pequenas interrupções não fragmentarão na compreensão do texto; sempre lembrando que as marcações ajudam a situar o fato dentro do encadeamento das idéias, nas quais o texto foi estruturado.
"Após ler cada capítulo, faça um resumo de tudo que foi lido e aprendido".No quinto nível ocorre a consolidação do conteúdo aprendido. Em certa medida a compreensão se restringe somente àqueles conceitos e situações vividos, portanto, ai vão algumas dicas para aqueles que estão estudando várias matérias simultaneamente: associar o conteúdo aprendido às experiências já vivenciadas, exemplifica-lo com algo concreto, sempre fazer resumos que auxiliarão à fixação do conteúdo lido.
É importante também fazer pausas durante a leitura, elas também auxiliam a fixação do conteúdo, ao retornar a leitura, se utilize dos resumos. Ao se utilizar dessas técnicas percebe-se uma sensível melhora nas aptidões como o raciocínio e a memória, as informações se apresentam com prontidão e, obviamente, os conhecimentos intelectuais, que são sempre muito requisitados em provas de vestibular e concursos.
12 MANDAMENTOS DO BOM LEITOR
1. Escolha um local calmo, arejado e claro. Sem barulhos e interrupções de algum tipo de tecnologia relacionado a TV's, rádios, celulares e Táblets;
2. Escolha cadeira e mesa confortáveis, mas claro, sem exageros, porque se não você poderá chegar a preguiça;
3. Deixe sempre seu material completo perto de você, para não precisar você ficar se levantando para ir atrás de outros materiais, isso pode te desconcentrar;
4. Procure estudar todos os dias no mesmo horário, assim você cria um hábito de estudar;
5. Escolha um horário em que você não faz nada, assim a possibilidade de você ser atrapalhado é menor;
6. Procure sempre uma postura correta, pois as pessoas possuem ritmos de estudos diferentes, nunca se sabe quanto tempo você poderá passar estudando numa mesma posição;
7. Nunca deixe para amanhã a dúvida que você pode tirar hoje;
8. Nunca queira decorar tudo, estude para aprender, o decoreba tem o momento;
9. Cultive o ato de boas leituras, pois sabe-se que a leitura não é só estudo, mas também pode ser um lazer, existem livros emocionantes e aventurísticos.
10. Nunca esqueça os momentos de lazer, estudar é sempre bom, mas tudo com exagero tem consequências, então descanse sempre;
11. Fique sempre atualizado: olhe sempre notícias que falam de atualidades, informativos de concursos, editais de provas de vestibulares, até mesmo os do ENEM. São com leituras como essa que você se manterá sempre informado (a);
12. Por ultimo mas não menos importante: acredite sempre em si mesmo, tenha persistência, pois assim você conseguirá tudo que almeja em sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário