![]() |
| Imagem ilustrativa - Google Imagens |
Mas o processo de integração global entre as nações ocorreu na década de 1980. Após a crise econômica mundial, vivida nos anos 70 e 80, iniciou-se um novo período, devido principalmente a revolução na informatica e nas comunicações.
A partir de 1986, a ordem política internacional começa a sofrer alterações. Mikhail Gorbatchov assume o governo da União Soviética e implanta a glasnost - uma política de mais transparência e mais democrácia - e a Perestroika - reformas econômicas semelhantes a de países capitalistas. Essas iniciativas soviéticas, aliadas a maior rapidez na circulação de informações, fruto da revolução tecnológica que estava ocorrendo, fizeram com as reivindicações por Democracia se alastrassem pelo mundo. Em 1989, o muro de Berlim é derrubado e, no ano seguinte, a Alemanha volta a ser um país unificado. Em 1991, a União Soviética chega ao fim.
Sem a bipolarização provocada pela Guerra fria entre EUA x US, as relações comerciais, internacionais, culturais, o turismo e os investimentos das multinacionais se intensificaram entre várias partes do mundo. A interdependência entre os países, principalmente comercial, é a maior característica da globalização hoje.
Nações de uma mesma região unem-se em blocos para se fortalecerem e ter maior competitividade. As fronteiras entre os países de um mesmo grupo são relaxadas e seus cidadãos podem transitar quase livremente por elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário