Poseidon: O deus dos Mares![]() |
| Imagem meramente ilustrativa - Click imagem |
Vamos falar de mitologia? Que tal mergulharmos no mundo grego, tentar as crenças de um sociedade tão avançada para sua época. Hoje iremos falar de Poseidon, divindade dos mares e terror dos navegantes: venha confira essa história surpreendente de um dos deuses mais respeitados da Grécia e da Roma.
PosÃdon, Posidão, Possêidon ou o mais usual, Poseidon como a grande maioria do fãs de mitologia grega o conhecem. Poseidon era uma divindade grega, filho de Cronos, deus do tempo, e de Réia, deusa da fertilidade. Poseidon também era conhecido entre os romanos, porém, com outro nome: Neturno. Como todo fã assumido sabe, sua casa era de baixo dos mares, tendo como caracterÃstica marcante, sempre andar com seu tridente e as vezes acompanhado de um golfinho.
O deus dos mares era casado com Anfitrite. Mas vale ressaltar, que a mesma não queria casar-se com ele, então Poseidon a obrigou e por esse motivo ela fugiu para o fundo do mar, somente sua mãe sabia de seu paradeiro. Porém, passou-se o tempo e Anfitrite arrependeu-se de ter recusado Poseidon e decidiu ir atrás dele, onde casaram-se e ela se tornou a rainha dos oceanos. Com ela, Poseidon teve Tritão, que aterrorizava pescadores e marinheiro com um barulho assustador que fazia com seu Búzio, no qual usava também para produzir lindo sons. Mas Poseidon não se contentou só com uma mulher, e teve outros amores. Junto com esses amores, filhos, que ficaram mais conhecidos por sua maldade. Podemos citar os mais famosos, como Ciclope e o gigante Orion, que espalhavam terror por onde quer que fossem. Poseidon disputou com Atena (deusa da sabedoria e da inteligencia) pela deidade de uma cidade, na qual saiu derrotado e a cidade ganhou o nome de Atenas.
GUERRA DE TROIA
Poseidon e Apolo ajudaram o rei de Troia a construir um muro, pois o rei havia prometido uma recompensa para eles. Ao término da obra, o rei acabou não fazendo o prometido e Poseidon se enfureceu. A divindade marÃtima resolve então, punir os troianos, que recebeu uma visita para lá de desagradável. Poseidon enviou um monstro marÃtimo para a cidade de Troia para que o mesmo saqueasse tudo que lá existia. Não satisfeito com a vingança, Poseidon resolve a ajudar os gregos na guerra, o que determinou a derrota troiana. O deus dos mares havia se vingado!
PÉGASO
![]() |
Bom, dando continuidade aos momentos amorosos de Poseidon, ele também teve um caso com Deméter, sua irmã (na época era normal relacionamentos com familiares), só que ela também não queria relacionar-se com ele, e para isso ela resolveu transforma-se em uma égua. Porém, o deus dos mares nunca desiste, e foi então que resolveu transforma-se em um lindo cavalo alado, relacionando-se com ela, e gerando um lindo cavalo, Arion.
Poseidon sempre foi de muita importância. Em algumas mitologias, era considerado o próprio Zeus, deus dos deuses, eram feitas olimpÃadas para celebrar em sua honra. Muitos o cultuavam e veneravam o poderoso senhor das águas. Diante disso, espero que tenha fica claro a beleza por trás dessa maravilhosa história, os fascinados por mitologias sem sombra de dúvidas se apaixonam, e os que estão começando agora, não querem mais parar de ler.
Então, continuem acompanhando nosso Blog. Se você ficou fascinado por Poseidon, com certeza gostará desses também:
O Mito das sereias - Mulheres das águas cristalinas
O pirata Barba Negra - Mito ou Fato?
Fonte: Brasil Escola | Wikipédia | Sua pesquisa

Nenhum comentário:
Postar um comentário