A História de maneira democrática e ao alcance de todos

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Poseidon

Poseidon: O deus dos Mares


Imagem meramente ilustrativa - Click imagem

Vamos falar de mitologia? Que tal mergulharmos no mundo grego, tentar as crenças de um sociedade tão avançada para sua época. Hoje iremos falar de Poseidon, divindade dos mares e terror dos navegantes: venha confira essa história surpreendente de um dos deuses mais respeitados da Grécia e da Roma.




Posídon, Posidão, Possêidon ou o mais usual, Poseidon como a grande maioria do fãs de mitologia grega o conhecem. Poseidon era uma divindade grega, filho de Cronos, deus do tempo, e de Réia, deusa da fertilidade.  Poseidon também era conhecido entre os romanos, porém, com outro nome: Neturno. Como todo fã assumido sabe, sua casa era de baixo dos mares, tendo como característica marcante, sempre andar com seu tridente e as vezes acompanhado de um golfinho.

O deus dos mares era casado com Anfitrite. Mas vale ressaltar, que a mesma não queria casar-se com ele, então Poseidon a obrigou e por esse motivo ela fugiu para o fundo do mar, somente sua mãe sabia de seu paradeiro. Porém, passou-se o tempo e Anfitrite arrependeu-se de ter recusado Poseidon e decidiu ir atrás dele, onde casaram-se e ela se tornou a rainha dos oceanos. Com ela, Poseidon teve Tritão, que aterrorizava pescadores e marinheiro com um barulho assustador que fazia com seu Búzio, no qual usava também para produzir lindo sons. Mas Poseidon não se contentou só com uma mulher, e teve outros amores. Junto com esses amores, filhos, que ficaram mais conhecidos por sua maldade. Podemos citar os mais famosos, como Ciclope e o gigante Orion, que espalhavam terror por onde quer que fossem. Poseidon disputou com Atena (deusa da sabedoria e da inteligencia) pela deidade de uma cidade, na qual saiu derrotado e a cidade ganhou o nome de Atenas.

GUERRA DE TROIA

Poseidon e Apolo ajudaram o rei de Troia a construir um muro, pois o rei havia prometido uma recompensa para eles. Ao término da obra, o rei acabou não fazendo o prometido e Poseidon se enfureceu. A divindade marítima resolve então, punir os troianos, que recebeu uma visita para lá de desagradável. Poseidon enviou um monstro marítimo para a cidade de Troia para que o mesmo saqueasse tudo que lá existia. Não satisfeito com a vingança, Poseidon resolve a ajudar os gregos na guerra, o que determinou a derrota troiana. O deus dos mares havia se vingado!

PÉGASO


Não tem como falar de Poseidon sem lembrar de Pégaso, o cavalo alado gerado por Medusa. Pégaso é filho de Poseidon, é um dos motivos da divindade aquática gostar tanto de cavalos e ser o primeiro a colocar cavalos na região. Pégaso era um cavalo, mas odiava ser chamado de cavalo... isso mesmo, até porque, o mesmo é uma divindade e merecia respeito, não que os cavalos também não mereçam ser respeitados, mas Pégaso é especial! Trata-se de uma criatura genial e deslumbrante, de um branco indescritível e asas longas de penas macia. Sua principal defesa era seus cascos e suas rédeas douradas, no qual usava para esmagar seus inimigos. Vários deuses temiam Pégasos, pois sabiam que o mesmo seria capaz de mata-los... mas assunto aqui não é Pégasos néh? Vamos volta para o seu pai!
Bom, dando continuidade aos momentos amorosos de Poseidon, ele também teve um caso com Deméter, sua irmã (na época era normal relacionamentos com familiares), só que ela também não queria relacionar-se com ele, e para isso ela resolveu transforma-se em uma égua. Porém, o deus dos mares nunca desiste, e foi então que resolveu transforma-se em um lindo cavalo alado, relacionando-se com ela, e gerando um lindo cavalo, Arion.

Poseidon sempre foi de muita importância. Em algumas mitologias, era considerado o próprio Zeus, deus dos deuses, eram feitas olimpíadas para celebrar em sua honra. Muitos o cultuavam e veneravam o poderoso senhor das águas. Diante disso, espero que tenha fica claro a beleza por trás dessa maravilhosa história, os fascinados por mitologias sem sombra de dúvidas se apaixonam, e os que estão começando agora, não querem mais parar de ler.

Então, continuem acompanhando nosso Blog. Se você ficou fascinado por Poseidon, com certeza gostará desses também:

O Mito das sereias - Mulheres das águas cristalinas

O pirata Barba Negra - Mito ou Fato?

Fonte: Brasil Escola   |     Wikipédia      |     Sua pesquisa







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para fãs do esporte @newgenerationoficial