As beldades que se tornaram monstros![]() |
| Medusa de God Of War - Ilustrativa |
As Górgona eram de extrema formosura, corpos esbeltos e atraentes e possuíam asas douradas que as deixavam ainda mais fascinantes. Com tanta beleza, nem mesmo Poseidon foi capaz de resistir aos seus encantos. Os deus das águas encontrou Medusa em um jardim e logo se encantou. Os dois logo se apaixonam e fazem amor. Porém, o local que eles escolheram para o ato não foi dos mais indicados. Eles fizeram amor no templo de Atenas, deixando a divindade furiosa. Atenas decide punir as Górgonas tomando o que elas mais tinham de notável, a beleza. As beldades são transformadas em criaturas monstruosas e terríveis, seus belos cabelos são substituídos por serpentes, suas belas mão transformadas em bronze e sua pele ficou semelhante a de um lagarto, sem contar com a boca, que ficou com a língua rodeadas por presas de javali. O pior de tudo, foi o poder adquirido por elas. Pois ganharam a habilidade de transformar suas vítimas em pedras só de olhar para elas. Como era Medusa que estava envolvida, ela recebeu o pior castigo e ficou com a pior aparência.
Leia o texto anterior e saiba mais sobre Poseidon
Depois dos castigos, as Górgonas ficaram temidas por todos, pois eram praticamente imbatíveis. Como vencer um oponente que você não pode olhar diretamente, caso o contrário seria transformado em pedra? Os deuses as temiam! Foi então, que surge um herói que iria acabar com Medusa, com o objetivo de conquistar a grande recompensa. O rei Polidete queria a cabeça de Medusa, então anunciou: "quem trouxesse a cabeça da Górgona, seria concedido ao guerreiro, a mão de sua filha". É então, que surge na mitologia a figura de Perseu, aquele que iria decapitar Medusa e conquistaria a filha do Rei.
Perseu se interessa muito pela recompensa, então, resolve pedir ajuda a Atenas que já estava enfurecida com Medusa por ter desrespeitado seu templo. Atenas aceita ajuda-lo e fornece a Perseu um escudo de bronze para poder mirar a Górgona sem ser atingido por seus olhos mortais, recebeu um elmo que lhes tornaria invisível e assim não sofrer as consequências de ser petrificado pelo olhar mortal de Medusa. Perseu recebe também, um par de sandálias aladas para poder se movimentar mais rapidamente, então, Perseu parte para a luta. Com todas essas armas, Perseu vence os obstáculos e derrota Medusa, cortando sua cabeça. Mesmo com a cabeça fora do corpo, a mesma ainda representava uma ameaça, então, foi guardado em uma bolsa mágica para que não representasse perigo.
![]() |
| Perseu segurando a cabeça de Medusa |
Lembra de Pégaso, o cavalo alado citado no texto anterior? Pois é, é nesse momento que ele nasce. Quando o pescoço de Medusa é cortado, surge Pégasos e Crisaor, um javali alado que também é filho de Poseidon. O sangue da Górgona é presenteado a Esculápio, que descobre que o líquido possuí a capacidade de curar. Perseu, além de decapitar Medusa, ele ainda usou sua cabeça como arma e destruiu Titã, que o ameaçava e imobilizou o rei Polidete e sua corte. O herói entregou a cabeça de Medusa para Atenas, que a transformou em tótem, o qual a protege contra todos os seus adversários e aqueles que a tentam fazer alguma maldade.
Espero que tenham gostado da poderosa Medusa. Muitos falam que seu nome significa "sabedoria feminina". E muitos discutem a respeito de sua morte também. Na mitologia romana, é Neturno que manda Perseu mata-la e trazer sua cabeça, pois as Górgonas são vistas como uma ameaça, como suas irmãs não podiam ser mortas, a alternativa era atingir a mortal e diminuir as ameaças. Mesmo com contradições, não podemos negar que são histórias fascinantes.
Se tiver interessados em mais histórias como essa. Continue aqui conosco e leia mais com os links abaixo:
Poseidon - deus dos mares
A Fênix - O mito da vida eterna
Fontes: InfoEscola | Wikipédia

Nenhum comentário:
Postar um comentário