Eu toda palavra, em toda frase, em todo texto há um registro deixado pelo passado. Se pensarmos bem, é como uma pegada deixada por algum animal: ela terá bastante importância para o caçador que deseja apanha-lo. A diferença é que quem estuda a história não está interessado em caçar alguma coisa. Aquilo que as palavras e os textos nos ajudam a conhecer são as sociedades humanas.
Mas devemos nos perguntar: o que são esses registros? Você sabe?
Um registro é tudo aquilo que nos permite saber algo sobre alguma coisa. É tudo o que nos "transporta" até aquilo que queremos saber. Ora, um registro histórico, então, é tudo aquilo que nos "transporta" até uma sociedade, um povo, uma civilização.
Para conhecermos a história precisamos, portanto, identificar os registros deixados pelo passado. Mas será que essa é uma tarefa difícil?
Os historiadores são especialistas em identificar e interpretar os registros passado. Onde há um documento antigo, um livro, ou mesmo um pequeno folheto, um historiador é capaz de perceber como aquele texto pode contribuir para se conhecer a época e a sociedade na qual ele foi escrito.
Mas você não precisa ser um historiador para reconhecer um texto, num livro ou num folheto um registro passado. Quer uma dica? Passe a interpretar com senso crítico tudo aquilo que você lê. É provável que você passe a ver o mundo com outro olhar.
A leitura é de fundamental importância para todos. A partir dela desenvolvemos nosso senso crítico e avançamos em nosso raciocínio, passamos a enxergar as coisas de maneira diferente, pois a leitura influência nossa imaginação, deixando-a mais farta. Essa foi nossa dica para seu avanço nos estudos: a leitura. Espero que seja útil e bem proveitoso. Tenham uma boa semana!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário