A História de maneira democrática e ao alcance de todos

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O Pirata Barba Negra - Mito ou Fato?

O Barba Negra, mais conhecido como Blackbeard em inglês, foi um dos piratas mais temido de todos os tempos, apesar de não ter sido o mais bem sucedido da sua época. A história é longa, mas iremos resumir com as partes mais importantes.


Ilustração do Google - Barba Negra
Pouco se sabe sobre o temível Barba Negra. Especula-se que ele tenha nascido em Bristol, no Sul da Inglaterra em 1680 e que seu verdadeiro nome era Edward Teach. Mas são longas e muitas as histórias desse pirata que marcou uma época, que surpreendeu com seus feitos históricos. Antes de ser um pirata, Barba Negra era um privateers, que eram mercenários contratados pela coroa britânica para saquear navios espanhóis e franceses, foi nessa jornada com os britânicos que Edward Teach conseguiu as habilidades que o tornaram o temível Barba Negra. A experiência para navegar foi adquiridas ao longo de seus feitos.
Com o fim da guerra, os privateers acabaram se tornando piratas, e o Barba Negra se juntou ao capitão Benjamin Hornigold, e juntos saquearam vários navios contendo suprimentos, armas e canhões.

O capitão Barba Negra não demorou muito para se tornar capitão do seu próprio navio, equipado com armas e canhões. Navio esse que foi batizado de Queen Anne's Revenge (Vingança da rainha Annne). Como capitão, se tornou temido por todos os seus marujos, chegava a atirar em si mesmo para intimidar, e com isso eles não iriam desobedece-lo. O capitão Barba Negra muitas vezes utilizava da intimidação em suas batalhas, colocava pequenas chamas perto de sua barba de modo a não queima-la, para que assim ele podesse parecer um demônio surgindo do inferno, é um dos muitos motivos de existir tantos filmes de terror inspirados no capitão Barba Negra. Edward estava sempre com muitas armas de fogo, e carregava sempre suas espadas junto as armas para ficar mais temido do que já era.

Muitas lendas retratam o capitão Barba Negra como uma pessoas má e sanguinário, mas a quem diga que o pirata pagava propina ao governo e com isso oferecia mercadorias baratas para o povo, bem parecido com ladrões como Hobby Hood e Lampião, mas o governo britânico começava aos poucos  a se irritar com os atos do capitão contra a coroa.

O FIM DO BARBA NEGRA

No final de seu auge, o capitão começa a diminuir o Ritmo de seus ataques, existe outros boatos que o mesmo até tentou largar a pirataria, mas isso são só boatos. O fim de suas ações foram com o planejamento de ataque do do tenente Mainard, mas os piratas tentaram surpreender os mesmo e realizaram o ataque antes da ação do tenente. Achando que os tripulantes estavam todos mortos, os marujos do Barba Negra invadem o navio e são recebido a tiros. Reza a lenda de que o capitão foi baleado e mesmo assim continuou lutando, levou vários golpes sem se deixar abater, mas logo foi surpreendido por um dos homens de Mainard, que cortou sua garganta. Existem histórias que dizem que sua cabeça foi exposta no próprio navio, mas existe outra história, quase que impossível de acontecer, que diz que quando o capitão morreu ele continuou nadando por horas ao redor do navio. Difícil de acreditar não? Até porque já é difícil acreditar que ele tenha conseguido continuar lutando mesmo depois de ter levado vários golpes e tiros.

Contudo, deixa-se claro que o capitão Barba Negra realmente existiu, mas é claro que não dar para acreditar em tudo que contam a seu respeito. Até saiu uma notícia de que arqueólogos haviam recuperado 5 canhões do navio do capitão. Vocês podem ler sobre isso no Portal G1 .

Fontes:     Portal dos Mitos                              Portal G1                                 Mini Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para fãs do esporte @newgenerationoficial