A História de maneira democrática e ao alcance de todos

sexta-feira, 31 de julho de 2015

A Fênix - O mito da vida eterna

Google imagens - Fênix

São muito os modos de se retratar o famoso e belíssimo pássaro de fogo tão cultuado no antigo Egito, e na antiga Europa, que até hoje surpreende pesquisadores e fanáticos por mitologia por causa de sua história rica em conteúdo. Mas fica a dúvida. É mito ou verdade? Você poderá tirar suas conclusões abaixo.
O mito da fênix surgiu no antigo Egito, que era de religião politeísta (cultuavam vários deuses). Os egípcios sempre acreditaram na vida após a morte, e o mito veio a fortificar essa crença, pois a fênix representava para eles a ressurreição. A fênix possuía habilidades incríveis, como sentir o momento de sua morte e com isso ela mesma preparava seu funeral.
A razão do pássaro representar a vida eterna e o quão duradoura é sua vida, os pesquisadores não sabem ao certo quanto dura o ciclo de vida da fênix, uns dizem que é mais de 500 anos e outros que dizem que é mais de 97 000 anos. O que se sabe é que sua vida é um ciclo interminável, e que durante cada ciclo, só pode existir uma única fênix.
A fênix tinha uma habilidade notável, pois sempre conseguia prever sua morte, isso fazia com seu ritual antes de morrer fosse feito. O modo como o pássaro morria também é contestado, pois uns dizem que ela se auto queimava com suas próprias chamas, mas outros já dizem que ela montava um ninho no alto de uma montanha e entrava em combustão com os fortes raios solares. Depois disso, ressurgiria das cinzas da antiga, uma nova fênix iria reinar por séculos. Os restos da antiga fênix seriam levado para Heliópolis, no templo de Rá, os deus sol.

A FÊNIX PARA OS CRISTÃOS

Para os cristãos, a fênix representava também a vida eterna, e a ressurreição de Cristo. Nos cultos costuma ser citada como símbolo da ressurreição do filho do Deus de Israel. A fênix tinha o mesmo significado tanto para os gregos e egípcios como para os chineses. Vários escritores já escreveram sobre esse pássaro, mas alguns se destacaram, como: Heródoto e Hesíodo.

É VERO OU MITO?

Diante do exposto, fica a cada um interpretar da maneira que achar melhor, pois sua história parte de um conceito mais religioso, tanto na Grécia, como no Egito ou até mesmo na China. A história é fascinante, mas deve ser mesmo levado em consideração já que parte dos Egípcios e dos gregos, que sempre nos mostram lindas histórias mitológicas. Mas e os cristão que acreditavam antigamente, porque muitos deixaram de acreditar, e conseguiram descreve-la se ninguém nunca a viu, são várias perguntas que ainda não possuem respostas, e com isso fica aquela lacuna. Mas cabe a vocês, leitores, julgarem se é mito ou verdade, pois cada possui seus argumentos.

Um comentário:

  1. A história da fênix é muito interessante, uma das melhores na minha opinião, mas não a ponto de ser considerado "FATO".

    ResponderExcluir

Para fãs do esporte @newgenerationoficial