![]() |
| Imagem ilustrativa - Google Imagens |
Era 1914, em pleno século XX. Existia naquela época uma Europa poderosa, que dominava e era admirada e temida pelos demais. Porém, depois das disputas imperialistas, o que se via era uma grande rincha envolvendo as grandes potências europeias (Alemanha, França e Inglaterra), mas não foi só isso. A grande guerra envolvia outras tensões, como: Franco-alemã (Franceses queriam recuperar os territórios da Alsácia e Lorena, eles queriam uma revanche); Anglo-germânica (O grande desenvolvimento Alemão poderia prejudicar a hegemonia inglesa); e os movimentos nacionalistas também influenciaram, pois traziam a ideia de que os povos de mesmas raízes deveriam ser agrupados e viverem juntos como um só.
Toda essa tensão envolvia as maiores potências do mundo, eis aí a explicação do conflito ser chamada de a "A 1º Guerra Mundial." Com toda essa tensão, viu-se a necessidade de serem criados pactos políticos-militares, como: Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria e Itália // Tríplice Entente: Inglaterra, Rússia e França.
Com todas essas tensões ocorrendo, os países temiam um possível conflito entre as nações, mas foi somente em junho de 1914 que tudo começou. Um estudante sérvio assassinou o imperador austríaco Francisco Ferdinando, e esse foi o estopim da Grande Guerra, que ano passado completou 100 anos.
A Grande Guerra costuma ser dividida em partes. Na primeira ocorreu uma guerra de movimentos, onde os exércitos inimigos se movimentavam para as fronteiras para atacar ou defender-se. A Alemanha da início atacando a Bélgica, pois assim afetaria a França, já Inglaterra para ajudar os franceses resolve contra-atacar a Alemanha, que no começo foi bem em suas ofensivas, mas sofreu uma poderosa contraofensiva da França. Os Alemães insistiram em atacar, e obtiveram êxito no ataque aos soviéticos. Porém, não se via progresso em nenhuma das nações, existia um grande equilíbrio de poder, e isso tudo levou ao que chamamos de, Guerra de Trincheiras.
Termina o ano, e em 1915 da-se início ao que os historiadores chamam de a Guerra das Trincheiras, ou a segunda fase da guerra. Essa consistia em cavar trincheiras visando sempre a defesa, assim os soldados poderiam avança passo-a-passo em direção aos inimigos provocando assim o que era chamado de ataque relâmpago. Junto a isso ocorria a grande batalha naval, onde ganhava destaque a marinha britânica que dominava os mares desde a revolução francesa. No mesmo ano a Itália resolve abandonar a tríplice aliança e passa para o lado da Entente, diminuindo as forças dos aliados.
Surge ai a terceira etapa, que é marcada pela saída da Russia da Guerra e pela entrada dos EUA. A saída dos russos se justifica pela revolução comunista que ocorria no país. Com a entrada dos Norte-Americanos, aquele equilíbrio que existia desde o inicio da guerra foi rompido, e a tríplice aliança ganhava força. A Alemanha aos poucos começava a se desgastar, e em 1917 seu exército começa a perder o restante de suas forças, não demorou muito para que o armísticio fosse declarado pelos alemães em 1918.
A tríplice aliança venceu a guerra, os alemães amargavam a derrota, mas o pior ainda estava por vir. O países vencedores resolveram impor várias medidas contra a Alemanha, pois eles o culpavam pelo início do confronto. Em 1919, foi realizado em Páris o Tratado de Versalhes, onde foram feitas imposições aos alemães:
> O pagamento de uma enorme quantia em dinheiro;
> Devolução da Alsácia e Lorena a França.
Tiveram outros tratados em que os países derrotados tiveram que devolver suas terras, que foi o caso da Áustria e a Hungria.
A Guerra trouxe várias consequências, como o enfraquecimento dos ideias democráticos na Alemanha e na Itália, um grande abalo na hegemonia europeia e a ascensão dos EUA como grande potência mundial. Teve também o surgimento da liga das nações, que seria aquela que iria proporcionar a "paz mundial."
No entanto, mal sabiam eles, que todos esses tratados de paz só iriam servir para ampliar o sentimento nacionalista dos países derrotados, e que tudo isso iria culminar em conflito ainda maior do que a Grande Guerra, pois os alemães se sentiam humilhados com tudo aquilo. Durante o conflito a vida de um soldado alemão foi polpada por um francês. Porém, mal sabia o francês, que o seu ato de piedade seria o maior erro de sua vida, e isso iria provocar a morte de milhões de pessoas futuramente, pois o alemão livrado da morte, chamava-se Adolf Hitler, nome esse que a Europa jamais irá esquecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário