![]() |
| Estatua em homenagem a Atena |
Dando continuidade à nossa paixão por mitologia, dessa vez vamos falar de Atena, a deusa da sabedoria e da inteligência, uma das divindades mais importantes da Grécia. Você vai conhecer um pouco deste ser tão cultuado e venerado, vale ressalta, que todas essas informações são baseados em fontes confiáveis, então, boa leitura.
Também conhecida como Palas Atena, na mitologia grega, a deusa da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olímpicos, Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África. Sua presença é atestada até nas proximidades da Índia. Por isso seu culto assumiu muitas formas, além de sua figura ter sido sincretizada com várias outras divindades das regiões em torno do Mediterrâneo, ampliando a variedade das formas de culto.
Em uma visão geral, Atena era filha de Zeus, deus dos céus e do trovão, o deus dos deuses. Atena, como filha do rei de Olimpo, seria a herdeira do trono. Quando Métis ainda estava gravida de Atena, Zeus começa a temer tamanho poder de Atena, foi então que resolve engolir Métis, fazendo um jogo divino em que ambos se transformariam em um animal. Métis, de maneira ingenua, se transformou em uma mosca e foi engolida por Zeus. Passou-se os tempos, e o senhor dos céus começa a sentir fortes dores de cabeça, então resolve chamar Hefesto, deus ferreiro que iria abrir sua cabeça. Quando abriu, Atena saiu, já adulta e fortemente armada, quebrando o feitiço, e assim surgiu a deusa. Algo interessante sobre Atena, é que apesar de ser uma mulher bela, nunca se casou, e permaneceu virgem pelo resto da vida. Era uma guerreira imbatível, ninguém era páreo, nem mesmo Ares a enfrentava. Foi padroeira de várias cidades e se tornou protetora de Atenas, cidade à qual foi dada seu nome. É uma das divindades que mais aparecem nas histórias das mitologias.
Atena tinha características marcantes, uma delas, era que ela sempre carregava uma lança, que de acordo com a mitologia, não representava a guerra e sim uma estratégia de vencer. Outra curiosidade de Atena, é que foi ela quem inventou o freio, e assim, os homens conseguiram domar os cavalos. Apesar de Zeus ter sido contra o seu nascimento, Atena era a filha preferida do rei de Olimpo, por sua bravura e liderança, acabou conquistando o poderoso pai. Bom, eu nem iria precisar falar para vocês qual é a cidade preferida de Atena, até porque, isso é óbvio. Atenas é a cidade que mais cultua a divindade, pois tem sua proteção. Como já foi citado no texto anterior, Atenas foi disputado por Poseidon, deus das águas, onde Atena saiu vitoriosa.
Atena nunca perdeu a virgindade e foi assim a história inteira, ela não queria engravidar, pois se isso acontecesse, teria de largar tudo para viver uma vida de doméstica. Pediu para que nenhum homem se apaixonasse por ela, pois o envolvimento entre os dois seria impossível. A deusa também é conhecida como Minerva entre os romanos, por causa de um voto de desempate que julgou Orestes. Esse voto ficou conhecido como voto de Minerva, pois inocentou o réu.
Atena era para a ser a rainha do Olimpo, mas era mulher, então seu pai deu continuidade ao seu reinado.
Leia mais:
Medusa - A deusa Mortal
Nenhum comentário:
Postar um comentário