A História de maneira democrática e ao alcance de todos

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

As 10 Pragas do Egito - Causas e Consequências


Existiu uma época em que o povo Hebreu era livre e dominante. A grande maioria dessas histórias baseiam-se em fatos bíblicos que se encontram no antigo testamento. Segundo a tradição, Abraão recebeu uma missão de Deus, em que tinha que migrar com o seu povo para Canaã, a terra prometida e que depois seria chamada de Palestina, hoje localizada no Estado de Israel.
 
Após passarem um período na terra dos Cananeus (Canaã), os Hebreus migraram para o Egito e lá foram transformados em escravos, vivendo essa vida por mais de 100 anos. Toda essa história começa a mudar, quando o povo, cansado de tanto sofrimento resolve clamar a Deus por um libertador. O clamor é ouvido por Deus, que envia Moisés para essa missão.

Sob a liderança de Moisés, o povo de Israel seria libertado rumo a terra prometida. Porém, já previa Deus que isso não seria nada fácil, pois o antigo Faraó havia morrido e seu sucessor era Ramsés, aquele que viveu com Moisés durante toda a infância, tornando-se grandes irmãos. Deus tinha conhecimento do orgulho do Faraó e sabia que o rei jamais libertaria o povo sem antes ser pressionado e é a partir disso, que se inicia uma grande guerra entre: o verdadeiro e único Deus, contra aquele que se considerava um deus.

Moisés vai até ao palácio com seu irmão Arão, onde anunciará os sinais de Deus. Porém, nada do que fazia Moisés e seu irmão, conseguia amolecer o coração de Ramsés. Da-se início, o verdadeiro conflito, pois Yahweh, o Deus de Israel, resolve atacar as divindades egípcias com 10 pragas:

PRIMEIRA PRAGA: ÁGUAS EM SANGUEDam



Toda a água do Nilo foi transformada em sangue no momento em que Arão toca no Egito com seu cajado. Assim, os peixes, os animais, as pessoas e as plantações morreram aos muitos, causando grande prejuízos ao Egito.

SEGUNDA PRAGA: RÃS Tsifardeah



Essa praga consistia no surgimento de milhares de sapos que sairão de dentro do Nilo e invadiram o palácio do Faraó. Como os sapos são um símbolo sagrado para os Egípcios. Com medo dos castigos de seus deuses, os egípcios tiveram que conviver com os sapos até a praga cessar. Ramsés, irritado com todos os sapos, convoca Moisés para uma conversa e promete libertar seu povo. Porém, quando a praga cessa, o Faraó volta atrás e não permite a saída dos Hebreus. Prevendo isso, Yahweh envia a terceira praga, ferindo dessa vez outra divindade egípcia. A terra.

TERCEIRA PRAGA: PIOLHOSKinim



Arão, irmão de Moisés, toca no chão com seu cajado e toda a terra foi infestada de piolhos, atingindo toda a terra sagrada do Egito. A praga atinge toda a população e os animais, provocando feridas e irritação do próprio faraó. Mesmo com tudo isso, Ramsés se mantem firme e não irá ceder. Yahweh mais uma vez previu isso e manda Moisés ir falar com o faraó, tentando mais uma vez convence-lo de ceder, mas de nada adiantou e uma nova praga é anunciada.

QUARTA PRAGA: MOSCASArov



Dessa vez vieram as moscas, mesmo com o cajado de Moisés sendo roubado, de nada adiantou, pois os planos de Deus continuaram e as pragas mais uma vez atacou o povo do Egito. Moscas surgiram por todo o reino quando Moisés levantou as mão em direção ao Egito. Ramsés, pressionado, resolve libertar o povo Hebreu caso as moscas vão embora. O senhor de Israel atende o clamor de Moisés e as moscas vão embora, mas quando a praga se encerra, Ramsés volta atrás com sua palavra e prende o povo Hebreu novamente. Mas nada surpreendia Yahweh, que previa todas as ações do faraó. Da-se início a quinta praga.

QUINTA PRAGA: DOENÇA NOS ANIMAISDever



Os egípcios, acostumados com toda fartura, sofreram com a quinta praga. Essa atingiu os animais, provocando a morte deles e deixando o povo do Egito com alimentação escassa. Moisés estende a mão sobre o Egito e por ordem do senhor, todos os animais começam a morrer, atingindo mais uma vez as divindades do Egito. O faraó, com todo o seu orgulho, não amolecia nem com o sofrimento do seu povo e continuava firme com sua postura. E por culpa dessa teimosia, Yahweh iria continuar a ferir a terra do Egito com seu poder.

SEXTA PRAGA: SARNA REBENTANDO EM ÚLCERASShkhin



Diante da resistência do faraó, Deus pede para Moisés e Arão encher suas mão de cinza e jogar para os céus. Essas cinzas se transformariam em sarnas e que logo virariam úlceras, atingindo todo o povo do Egito e também o restante dos animais. O faraó, mesmo com tudo isso, continuaria firme e não iria ceder. Iria ser anunciado a sétima praga.

SÉTIMA PRAGA: CHUVA DE GRANIZOBarad



O senhor pede a Moisés para estender seu cajado por todo o Egito, provocando uma chuva de granizos que destruiu toda a plantação do Egito. Ramsés promete mais uma vez soltar o povo Hebreu, mas quando a praga acaba, o faraó volta atrás.

OITAVA PRAGA: GAFANHOTOSArbeh



Nesta praga, Yahweh toca no povo egípcio a fim de libertar seu povo. Uma onda de fortes ventos traz consigo milhares de gafanhotos que invadem as plantações, atacando os animais e os egípcios. Mais uma vez o faraó promete libertar o povo quando a praga acabar, mas a história se repete e ele volta atrás e os hebreus continuam presos.

NONA PRAGA: TREVASChoshech



O poderoso Yahweh coloca sua mão sobre o Egito, que dessa ficará na escuridão durante dias, tudo era trevas (menos na vila do povo de Israel). Mesmo assim, o faraó não permitiu a saída do povo Hebreu, mas via-se um Egito arrasado e um faraó que aos poucos fraquejava, mas que orgulho era maior do que qualquer coisa. Anuncia-se a décima praga.

DÉCIMA PRAGA - MORTE DOS PRIMOGÊNITOSMakat b'chorot

Essa foi a praga que ocasionou a morte de todos os primogênitos dos animais e pessoas. Todos os filhos dos servos, dos nobre e até do faraó foram mortos. Isso causou muita comoção no palácio, todos morreram. Com tudo isso, o faraó cedeu e deixa o povo hebreu partir. Porém, o rei o orgulhoso se arrepende do feito e organiza uma busca ao povo com seu exercito. Aconteceria agora o fato mais marcante dessa jornada. A abertura do mar vermelho para a passagem do povo de Israel, os soldados do faraó, ao tentarem ir atrás dos hebreus, foram surpreendido, pois nesse momento o mar se fecha e é o fim do império de Ramsés.


A saída dos Hebreus do Egito, é conhecida como Êxodo. 

Essa jornada continuará com Josué...

Fontes:         InfoEscola                 Wikipedia            Bíblia - Êxodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para fãs do esporte @newgenerationoficial